Consultoria
Avaliação da Qualidade em Serviços - proposta
de avaliação da qualidade em serviços com utilização de 18 indicadores
adaptados da escala ServQual.
ServQual
é uma escala de avaliação da qualidade dos serviços prestados. Se adapta aos
diversos tipos de serviço e a qualquer tamanho de empresa. Com base nesta
escala, desenvolvemos um modelo útil à avaliação da satisfação dos clientes em
relação à empresa a partir das percepções sobre o atendimento prestado e a
estrutura física instalada. A coleta de dados pode ser realizada via QR Code
(exemplo) ou mensagem individual (e-mail ou Whatsapp).
A avaliação dos aspectos tangíveis baseia-se na percepção quanto às instalações físicas, equipamentos utilizados no atendimento e demais impressões visuais.
A avaliação do atendimento será realizada mediante indicadores relacionados à atitude dos trabalhadores e atenção às demandas específicas de cada cliente. Quanto à atitude dos trabalhadores, valorizam-se aspectos como simpatia, educação, confiabilidade, prontidão, disposição para ajudar e segurança. A atenção à individualidade dos clientes refere-se à personalização do atendimento, conhecimento sobre as necessidades dos clientes e sensibilidade aos seus reais interesses.
Aspectos tangíveis e atendimento impactam positivamente a satisfação do cliente, traduzindo-se em uma percepção de comprometimento institucional. A avaliação geral da empresa pelo cliente está baseada no cumprimento de prazos e realização dos serviços com precisão, estabelecendo-se uma relação de confiança.
O método matemático utilizado na análise é o Partial Least Square (PLS). A disponibilização do questionário de avaliação será realizado via Google
Forms, conforme modelo...
PROPOSTA
O pagamento desta consultoria pode ser realizado via PIX em duas parcelas:
- 50% quando o formulário adaptado à empresa estiver disponibilizado.
- 50% quando o relatório técnico for entregue à empresa contratante.
Em anexo, um exemplo de cartaz a ser fixado em algum local estratégico da empresa com QR Code para acesso ao formulário de pesquisa.
Agende uma reunião para melhor esclarecimento sobre a metodologia!
Contato: jhonathan.costa@fgv.edu.br
Pesquisador
Responsável:
Jhonathan
Cavalcante da Costa
Doutor em Administração, FGV - Ebape
Professor, Pesquisador e Consultor em Gestão